Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de julho de 2015

Chuvas causam estragos, isolam comunidades, suspendem aulas e Riozinho decreta estado de emergência

 Água encobriu ponte e assustou moradores
Deslizamentos representam perigo à população  

Acesso ao chuvisqueiro ficou alagado

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a madrugada de domingo causaram sérios transtornos e prejuízos em Riozinho. Antes de viajar a Brasília, na tarde de ontem, o prefeito Airton Trevizani da Rosa (Alemão) decretou estado de emergência em virtude dos problemas causados pelo mau tempo. "Tivemos 110 milímetros de chuva em 24 horas. Isso representa a chuva de um mês", enfatiza o prefeito.
No interior, as localidades mais atingidas foram Chuvisqueiro, Mascarada e Alto Riozinho. "No Chuvisqueiro, não há acesso nem mesmo a pé em virtude de um deslizamento de terra que isolou a comunidade. A prefeitura está trabalhando permanentemente para auxiliar os moradores, mas ainda estamos fazendo o levantamento de todos os prejuízos causados", diz Alemão.
Por medida de segurança, as aulas foram suspensas ontem e hoje no município. "Continua chovendo muito e a previsão é de que a chuva continue até amanhã. Para garantir a segurança dos alunos, tendo em vista que muitas estradas foram seriamente danificadas pela força da água e há acessos bloqueados por quedas de barreiras, assim como os pontilhões de madeiras pelo interior foram comprometidos, optamos por suspender as aulas. Para quarta-feira faremos uma nova avaliação para vermos como está a situação", destaca o prefeito.
Apenas as escolas de Educação infantil, que ficam no centro e atendem 220 crianças, estão funcionando. "As aulas na rede municipal estão suspensas no ensino fundamental em razão disso, atingindo 300 estudantes. A prudência exige medidas como esta neste momento", explica o secretário de Educação, Oto Petry.


RACHADURA
No Alto Riozinho há uma rachadura na estrada, o que compromete a segurança dos moradores. O prefeito em exercício, Valério Esquinatti, avalia os estragos e promete empenho para atender a comunidade. "A Secretaria de Obras está fazendo um grande esforço para auxiliar a todos nesta hora. O transporte de pacientes para Porto Alegre também foi suspenso ontem, tendo em vista que a passagem em Rolante estava interrompida", define Valério.


Prefeitura de Riozinho
Data: 14.07.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário