Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Comunidade prestigia inauguração da nova ponte

                                                      Rosete Bernard
 Fita: autoridades comemoram entrega da obra

         Um grande público prestigiou na noite de terça-feira (26.06) a inauguração da nova ponte de concreto no Centro de Riozinho. Apesar do frio e do horário - a solenidade iniciou às 19h30 -, centenas de pessoas prestigiaram o ato, que contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. Ao final, juntamente com o corte inaugural da fita pelas autoridades, uma queima de fogos marcou o evento.
       A nova travessia substituiu a centenária ponte de ferro construída em 1907 entre as Avenidas Guerino Pandolfo e André Brambilla. A ponte mede 32 metros, conta com duas pistas e passagens para pedestres, podendo suportar até 47 toneladas de peso. As obras iniciaram em dezembro de 2011 e foram concluídas no prazo de seis meses ao custo de R$ 1 milhão e 19 mil.
       Ao mesmo tempo em que ganhou uma moderna travessia, a comunidade conseguiu preservar a ponte de ferro de 105 anos. “Isso foi resultado de muita negociação e muitas reuniões com o governo do Estado, pois a velha ponte seria cortada e destinada ao ferro velho. Fizemos uma megaoperação em novembro passado para preservá-lo e, futuramente, queremos transformá-la em um museu para contar parte de nossa história às futuras gerações.  Neste processo todo, tivemos sempre uma pessoa ao nosso lado: o secretário Beto Albuquerque, que merece todo nosso carinho e reconhecimento”, destacou em seu pronunciamento o prefeito Airton Trevizani da Rosa ao lado de seu vice, Valério Esquinatti.
      EMENDA     Em seu discurso, Beto Albuquerque lembrou que esta era a segunda ponte que o Estado estava entregando para Riozinho no prazo de 18 meses. “Recebemos muitas críticas pelo atraso nas obras da ponte em Alto Riozinho, mas o fato é que precisamos melhorar o projeto inicial para garantir que as cabeceiras não fossem levadas pela enxurrada na primeira chuva forte”, enfatizou.
     Beto disse também que seguirá apoiando um antigo sonho da comunidade: o asfaltamento de   Riozinho a Maquiné, ligando a RS-239 à BR-101. Anteriormente, o secretário havia destinado R$ 1 milhão para o projeto, que está em execução neste momento. “Seremos parceiros nesta iniciativa”, afirmou.
    O secretário também garantiu uma emenda para a reforma da ponte de ferro, em 2013. “Povo que não preserva sua história não terá futuro. No ano que vem, vamos destinar um valor para que mais esta obra possa ser realizada”, comprometeu-se.

Prefeitura de Riozinho
Assessoria de Comunicação
Data: 26.06.2012 – Release 038/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário